Onde o role começou bicho!

Irmão, você sabia que a Casa Edison foi a primeira fábrica de discos da América Latina, meu velho? Pois é, os caras foram pioneiros no ramo e gravaram o primeiro disco no Brasil, um lundu chamado "Isto é Bom", que foi cantado pelo Bahiano, um dos maiores nomes da música brasileira, bicho!

O processo de gravação na Casa Edison era uma verdadeira loucura, meu camarada. Os músicos tocavam em uma sala enquanto um cilindro de cera era gravado. Eles tinham que tocar tudo direitinho na primeira vez, porque não havia como corrigir erros depois, sacou?

A tecnologia de cilindros de cera, inventada pelo gringo Thomas Edison em 1877, permitia a gravação de sons em uma superfície de cera através de um estilete que registrava as vibrações sonoras. A gravação era reproduzida através de uma agulha que percorria os sulcos da superfície e transmitia as vibrações para um amplificador, que ampliava o som para ser ouvido por um alto-falante.

Mas não pense que era só isso, não. Os caras ainda tinham que segurar a onda e não fazer barulho nenhum durante a gravação, senão o som ficava todo estragado, bicho. E aí, você já viu, todo mundo lá com um cagaço danado de estragar tudo. Não tem computador jovem.

Apesar de a Casa Edison ter sido o primeiro estúdio de gravação no Brasil, foi somente em 1927 que o país teve sua primeira indústria fonográfica, a Companhia Brasileira de Discos, que foi responsável pela popularização do samba e da música brasileira em geral.

Mas no final das contas, deu tudo certo e a Casa Edison foi um marco na história da música brasileira, meu velho. Os discos que eles produziram ajudaram a popularizar a música pelo país todo e abriram caminho para muitos outros artistas que vieram depois. É ou não é uma história maneira?